Considerado um exame de imagem não invasivo, o ultrassom dos rins e das vias urinárias é solicitado para a avaliação dos rins, dos ureteres e da bexiga. Com as imagens obtidas, os médicos podem obter um diagnóstico mais completo e preciso para, assim, iniciar um tratamento com mais agilidade ou prevenir problemas futuros.
Nesse artigo, vamos falar sobre quais são as principais indicações para ultrassonografia dos rins e vias urinárias e como se preparar para o procedimento.
Ultrassonografia do aparelho urinário: o que é e principais indicações
O ultrassom dos rins e das vias urinárias — também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário — é um exame de imagem não invasivo, indolor, que não aplica radiação e é utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e lesões nos órgãos avaliados — rins, ureteres, bexiga e em alguns casos quando possível a uretra.
Por não oferecer qualquer risco aos pacientes e permitir uma alta assertividade, é interessante que esse tipo de exame faça parte da sua rotina de check-up, pois pode evitar o aparecimento de problemas mais graves.
A ultrassonografia do aparelho urinário é, portanto, recomendada e utilizada por mulheres, homens e crianças. Cada perfil de paciente precisa se preparar de maneiras específicas para realizar o exame. Leia até o final para descobrir como.
Principais indicações
Um médico pode solicitar esse exame ao suspeitar de infecções urinárias ou câncer, mas, geralmente, para diagnosticar cálculo renal. Aliás, é por isso que o ultrassom dos rins é conhecido pela descoberta de pedras no rim. Dores e dificuldades de urinar, por exemplo, são sintomas bastante comuns.
Mas o exame também é indicado para avaliar a ocorrência de infecção urinária, hidronefrose, cistos renais e doença policística renal.
Veja as principais indicações para ultrassom dos rins e vias urinárias:
- Avaliar a presença de cálculos renais nos rins, na via urinária ou na bexiga;
- Avaliar a hidronefrose — dilatação do rim por retenção ou refluxo de urina;
- Avaliar a ocorrência de cistos renais e lesões na bexiga — que causam sangramentos urinários e são mais comuns em fumantes;
- Verificar a evolução do volume dos rins para analisar o seu funcionamento.
Todas as indicações demonstram a importância de realizar esse ultrassom com regularidade, não é mesmo? Não deixe de visitar periodicamente seu médico de confiança.
Como o exame de ultrassom dos rins e vias urinárias é realizado
Como dissemos anteriormente, a ultrassonografia do aparelho urinário não faz uso de radiação — diferente da tomografia computadorizada — e não causa efeitos colaterais ao paciente. A sua execução é bem simples e também fácil de entender.
O paciente deve permanecer deitado sob uma maca com o abdômen descoberto para que o profissional responsável aplique um gel e deslize o transdutor pela área. Esse dispositivo emite ondas de som e as transforma em imagens que são visualizadas num monitor em tempo real. O seu resultado é, portanto, imediato.
Em algumas situações o médico pode solicitar um ultrassom dos rins e vias urinárias com Doppler, para identificar a circulação e o fluxo de sangue nos órgãos. Para isso, um elemento dinâmico colorido é introduzido na avaliação ultrassonográfica e o paciente deve fazer jejum.
Como se preparar para a ultrassonografia
A clínica de diagnóstico de imagem da sua escolha deve orientá-lo quanto à preparação para a sua ultrassonografia do aparelho urinário, levando em consideração sua faixa etária e tipo de procedimento. Mas nós podemos dividir os tipos de preparo em três:
- Ultrassom simples para adultos: ingerir de 2 a 5 copos de água duas horas antes do exame e reter urina. O objetivo é facilitar a visualização dos órgãos do aparelho urinário.
- Ultrassom simples para crianças: crianças entre 8 e 15 anos devem beber de 4 a 5 copos de água 30 minutos antes do procedimento. Já as crianças com menos de sete anos não têm necessidade de ingerir grandes quantidades do líquido.
- Ultrassom com Doppler: é preciso jejuar por pelo menos 6 horas — inclusive de água —, e reter urina por, pelo menos, duas horas antes do ultrassom. É indicado também não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar na véspera. Medicamentos de uso contínuo podem ser mantidos.
Ultraclínica: excelência em ultrassonografias
A Ultraclínica conta com um espaço preparado para a realização de exames e diagnóstico por imagem com equipamentos de alta tecnologia e atendimento humanizado. Em nossa clínica você pode confiar, pois nós levamos até você a excelência na medicina diagnóstica do Alto Vale.
Entre em contato e agende seu exame!