Por que fazer ultrassom da tireoide?

Por que fazer ultrassom da tireoide - Ultraclinica Ultrassonografia Rio do Sul

A ultrassonografia é um procedimento cada vez mais utilizado na avaliação inicial da lesão nodular da tireoide.

A evolução do diagnóstico por imagem foi gigantesca nas últimas décadas. Uma dessas evoluções foi o ultrassom com Doppler. Essa técnica complementa a ultrassonografia simples e nos fornece informações adicionais, como a rede vascular e o fluxo sanguíneo.

Dentre as indicações para o uso da ultrassonografia na avaliação da tireoide, destacamos:

• Investigar nódulos suspeitos encontrados pelo médico durante o exame clínico.
  • Avaliação pós-cirúrgica em busca de recidiva tumoral ou comprometimento linfonodal.
  • Analisar características e padrões de vascularização (com Doppler) dos nódulos encontrados (benigno ou maligno).
  • Acompanhar os nódulos tireoidianos, verificando alterações ou surgimento de novos nódulos, o que pode ou não indicar a necessidade de punção ou cirurgia para estudá-los ou removê-los, principalmente em pacientes com alto risco para câncer de tireoide.
  • Analisar a glândula tireoidiana aumentada (bócio) para identificação das causas e acompanhamento.

Sinais que indicam problemas de tireoide

1. Alterações de peso – A perda ou o aumento de peso sem motivo aparente é um dos principais sintomas de alterações na tireoide. No hipotireoidismo o metabolismo fica mais lento, facilitando o ganho de peso. E no hipertireoidismo ocorre o contrário: o metabolismo fica acelerado e a pessoa emagrece.
  2. Cansaço extremo – A falta da produção dos hormônios tireoidianos causa uma queda no metabolismo e nas funções do organismo, por isso a pessoa sente-se desanimada e cansada o tempo todo. Essa condição decorre da redução na produção de hormônios T3 e T4, geralmente por conta de uma disfunção autoimune.
  3. Palpitações – O coração pode apresentar aceleração, mesmo a pessoa estando em repouso ou até dormindo. Esse sintoma também pode indicar uma disfunção da tireoide. O metabolismo acelerado e o excesso de hormônio tireoidiano alteram a frequência cardíaca.
  4. Desconforto na garganta – Alterações na tireoide podem causar dor e desconforto na região da garganta e pescoço. O aparecimento de nódulos (caroços) pode ser indicativo de que a glândula está alterada.
  5. Formação de papada – Algumas doenças podem provocar um aumento da glândula da tireoide. A carência de iodo está entre as causas mais frequentes. No entanto também pode estar associada ao hipotireoidismo ou ao hipertireoidismo, bem como a doenças autoimunes, infecções e tumores.

Disfunções na tireoide podem acontecer em qualquer etapa da vida e são simples de se diagnosticar. Exames de sangue e ultrassom são os mais indicados.

O reconhecimento de um nódulo na tireoide, por exemplo, pode salvar uma vida. Fique atento aos sinais e consulte seu médico regularmente.

Dr. Hail Nayef Salman