A mamografia digital é um método com maior resolução que a mamografia comum ou analógica, pois identifica nódulos menores ou alterações mais sutis, permitindo a detecção inicial do câncer de mama.
A forma de execução do exame é a mesma da mamografia comum: a mama da paciente é acomodada sobre o equipamento radiográfico para captação das imagens do interior da mama.
A grande vantagem da mamografia digital em relação à convencional é que a imagem é obtida com maior facilidade, não exigindo que a mama seja comprimida por muito tempo.
As imagens digitais da mamografia são encaminhadas diretamente para um computador, possibilitando ao radiologista melhorar as imagens e fazer comparações com exames anteriores.
As imagens digitais também podem ser encaminhadas com facilidade para o médico solicitante, o que facilita em muito o diagnóstico da paciente.
O que é necessário para o exame
Cada exame requer um preparo diferente, e no momento do agendamento do seu exame, o atendente passará as orientações necessárias.
Se você tiver exames anteriores é importante levá-los. Os cuidados após o exame serão informados pelo médico que realizá-lo.