A ultrassonografia é um exame que não utiliza radiação ionizante, dispensando inclusive injeções de contraste, e pode ser realizado por qualquer pessoa, inclusive grávidas.
É feito por ondas sonoras emitidas pelo aparelho, que formam as imagens a ser avaliadas. Como acontece em tempo real, é possível ver o movimento dos órgãos e até mesmo do bebê, em casos de gravidez.
O ultrassom também pode contribuir para diagnósticos e orientar intervenções como biópsias e procedimentos terapêuticos. Pode contribuir com funções adicionais como o Doppler, para avaliar a circulação do sangue, e suas aplicações 3D e 4D, para construir imagens tridimensionais coloridas das estruturas dos bebês antes do nascimento.
Normalmente é um exame bastante tranquilo e indolor.
Ultrassonografia abdominal
Esse tipo de ultrassonografia permite avaliar a anatomia dos órgãos abdominais, além de identificar a presença de alterações, cistos, nódulos, lesões e tumores nessa região do corpo.
Existem três tipos de ultrassom abdominal, total, superior e inferior, e a escolha de qual realizar deve ser orientada pelo médico.
Para isso, alguns cuidados são necessários, como jejum, ingestão de grande quantidade de líquido e restrição de certos tipos de alimentos.
Ultrassonografia rins e vias urinárias
Também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação de órgãos como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata.
Ajuda no diagnóstico de infecção urinária, cálculos renais, hidronefrose, cistos renais e doença policística renal.
Ultrassonografia Tireoide
A ultrassonografia da tireoide é indicada para pessoas que apresentem crescimento anormal da glândula ou quer tenham histórico de doença hormonal como hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Casos de câncer de tireoide na família ou que possuam nódulos palpáveis e visíveis, detectados no exame de toque também podem utilizar o exame para ajudar no diagnóstico.
Ultrassonografia Cervical (pescoço)
O Exame Ultrassonografia de Cervical é solicitado para identificar e avaliar patologias cervicais, como tireoide e outros tecidos do pescoço.
Entre elas: cistos, tumores e massas cervicais.
Como se preparar para o exame
Cada exame requer um preparo diferente, e no momento do agendamento do seu exame, o atendente passará as orientações necessárias.
Se você tiver exames anteriores é importante levá-los.