O método de ultrassonografia 3D (três dimensões) é uma inovação do método 2D. Ele transforma as imagens convencionais em imagens tridimensionais, permitindo que profissional de saúde investigue possíveis anomalias no feto com antecedência. A versão 4D, embora semelhante ao método tridimensional, revela não apenas a anatomia fetal, mas também os movimentos do feto em tempo real.
A ultrassonografia 3D/4D pode ser realizada em qualquer fase da gestação. Entretanto é importante informar que, dependendo da idade gestacional, a imagem que iremos obter é diferente.
A investigação morfológica é mais indicada entre a 12ª e a 14ª semanas, quando as imagens já revelam traços anatomorfofisiológicos fetais definidos. Possibilita diagnosticar anomalias como a síndrome de Down, malformação cardíaca e o risco para pré-eclâmpsia.
É importante salientar que:
– Esse exame depende muito da posição do feto no útero, e algumas vezes não vai ser possível ver o rostinho do bebê.
– Todas as características da anatomia do bebê são avaliadas em exames de ultrassonografia “comuns”, que são aqueles solicitados na rotina do pré-natal.
O exame 3D/4D será realizado somente se a família desejar, não sendo necessário pedido médico. Os convênios não cobrem esse tipo de exame.
O que é necessário para o exame
Para realizar este exame não é necessário preparo, apenas que traga exames anteriores para comparação.