Ter dor no ombro e pescoço é tão comum que você provavelmente tem, já teve ou conhece alguém que tenha. Certo? É fato que grande parte das pessoas terá algum dia.
Geralmente ela começa após alguma distensão e entorse motivados pela má postura no trabalho ou na realização de atividades repetitivas. Pessoas que trabalham muito tempo sentadas, por exemplo, são mais propensas a ter dor nessas áreas.
Se você sofre com esse tipo de dor, leia até o final este post para entender mais sobre suas principais causas e sintomas.
O que causa dor no ombro e pescoço
Não há apenas uma causa para dores em ombros e pescoço, mas na maioria das vezes os pacientes começaram a senti-la após a prática de algum esporte, esforço excessivo ou postura incorreta.
Para cada causa, sintomas diferentes podem surgir. Conheça as principais, a seguir:
Lesão no tecido mole
Essa é a principal causa de dor no ombro e pescoço. Músculos, tendões e ligamentos podem ser lesionados e começam a desencadear diferentes tipos de dor, como:
- Espasmos musculares;
- Dor de cabeça;
- Rigidez.
Ruptura do manguito rotador
O nome pode ser difícil de lembrar, mas o manguito rotador nada mais é que um conjunto de tendões que seguram o braço na escápula (formando a articulação do ombro).
Sua ruptura pode acontecer em caso de acidentes — como em quedas — ou pela repetição de movimentos — comum em alguns tipos de profissão e na prática de esportes que exigem bastante esforço de braços e ombros.
Nesses casos, os principais sintomas são:
- Dor intensa no ombro;
- Fraqueza imediata na parte superior do braço;
- Dificuldade ou impossibilidade na movimentação.
Mas a lesão também pode ocorrer devido à idade, pela redução natural da capacidade do corpo de recuperar danos, e o paciente sente fraqueza no braço ao longo do tempo. Nesses casos, atividades rotineiras, como esticar a mão para cima ou para trás, causam incômodo.
Whiplash
Após uma colisão mais violenta — como um golpe na cabeça, colisão em esportes de contato ou algum tipo de queda repentina —, é possível romper os músculos, tendões e ligamentos do pescoço. Nessas situações, o paciente pode ter:
- Tontura;
- Visão embaçada;
- Dor de cabeça;
- Dor e rigidez do pescoço;
- Cansaço frequente.
Esses sintomas podem demorar mais de um dia para aparecerem e, se não forem tratados adequadamente, dores crônicas podem continuar por anos.
Osteoartrose cervical
Pessoas com mais de 60 anos tendem a desenvolver osteoartrose cervical — nome dado à degeneração das vértebras e discos na porção cervical da coluna vertebral.
Com o envelhecimento, os discos — situados entre as vértebras —, começam a se tornar mais rígidos devido à diminuição dos líquidos. Assim, as vértebras ficam mais próximas umas das outras, o que pode causar irritabilidade nas articulações.
Identifique os sintomas:
- Dor e rigidez no pescoço;
- Compressão de nervo (em casos mais graves) – Parestesia / formigamento dos membros superiores, algumas vezes até com perda de força.
Aliás, o nervo comprimido é outra causa comum para dor no ombro e pescoço. Vamos falar especificamente sobre ele agora.
Nervo comprimido
Quando um nervo é comprimido no pescoço, a dor causada pode irradiar para o ombro. A isso dá-se o nome de radiculopatia cervical, uma consequência do envelhecimento — assim como a osteoartrose cervical — ou de lesões.
Sintomas mais comuns:
- Formigamento ou dormência nos dedos ou nas mãos;
- Fraqueza nos músculos do braço, ombro ou mão.
Hérnia de disco
A hérnia de disco é outro problema enfrentado por muitos brasileiros. Nada mais é que a protrusão ou migração dos discos intervertebrais cervicais para fora do espaço discal, podendo comprimir nervos adjacentes ou mesmo a medula espinhal.
Atenção aos sintomas:
- Sensação de queimação no pescoço;
- Dor;
- Formigamento;
- Dormência.
Má postura
No início deste post, comentamos que, em muitos casos, a postura das pessoas no trabalho e em suas atividades diárias são grandes desencadeadores de dor no ombro e pescoço.
Se você permanece por muito tempo sentado em frente à tela de um computador, por exemplo, é possível que seus músculos e tendões do pescoço e do ombro sejam tensionados. Até mesmo o estresse pode contribuir para isso.
Veja alguns exemplos de posturas e ações que podem lhe causar dor:
- Dormir com travesseiro muito alto;
- Bruxismo — ranger ou cerrar os dentes à noite;
- Manter o pescoço esticado para frente ou inclinado para cima por muito tempo — no telefone ou sentado, por exemplo;
- Sacudir repentinamente o pescoço.
Como diagnosticar a causa da dor em ombros e pescoço?
Para descobrir qual a causa da dor no ombro e pescoço, os médicos solicitam radiografias dos ombros e da coluna cervical, assim como o exame de ultrassom.
Se você precisa realizar algum desses exames, busque por uma clínica de confiança, como a Ultraclinica, que conta com uma estrutura preparada para executar exames e diagnósticos por imagem, equipamentos de alta tecnologia e atendimento humanizado, como você merece.