O ultrassom obstétrico é um exame de imagem que serve para acompanhar o desenvolvimento do feto no útero da mãe. Ele auxilia no diagnóstico de possíveis malformações fetais ou na indicação de gestação de múltiplos.
Durante a gestação os exames de ultrassom são fundamentais, pois proporcionam uma segurança maior sobre o andamento da gestação. Não há limites de quantidade, mas existem alguns que são realizados em fases específicas da gestação, que não podem faltar.
Primeiro ultrassom - transvaginal
O primeiro ultrassom deve ser realizado logo que for descoberta a gestação, principalmente para confirmação da idade gestacional. Nele avaliamos o tamanho do embrião, do saco gestacional e da vesícula vitelínica, além do número de bebês.
Ultrassom transvaginal - primeiro trimestre morfológico
É realizado entre a 11ª e a 14 ª semanas e possibilita avaliar o risco de anomalias genéticas como síndrome de Down (entre outras), baseado principalmente na medida da nuca do feto e do osso nasal.
Ultrassom morfológico de segundo trimestre com doppler colorido
É realizado por via abdominal, preferencialmente entre a 20ª e a 24ª semanas de gestação, pois neste período a taxa de detecção de alterações na formação do feto estará por volta de 85%.
A avaliação das artérias uterinas no método tem como objetivo identificar as mulheres com maior risco de desenvolver a pré-eclâmpsia – aumento da pressão arterial – e retardo de crescimento do feto.
Ultrassom em 3D e 4D
A ultrassonografia 3D/4D pode ser realizada em qualquer fase da gestação. Entretanto é importante informar que, dependendo da idade gestacional, a imagem obtida é diferente.
Por exemplo: imagens em fases iniciais da gestação mostram o corpo do feto inteiro, mas não conseguem ver pequenos detalhes, pois o bebê ainda é extremamente pequeno.
Próximo a 20 semanas de gestação já é possível conseguir algumas imagens da face. Elas não são muito bonitas, pois nesta fase o feto ainda tem pouco tecido gorduroso, e a imagem é praticamente do esqueleto do feto.
As melhores imagens da face são obtidas entre 26 e 29 semanas de gestação, pois neste período o feto já tem uma boa quantidade de tecido gorduroso embaixo da pele e ainda tem bastante líquido (o que é extremamente necessário para formação de imagens nítidas).
Após 30 semanas podemos eventualmente obter imagens boas, entretanto isto torna-se muito difícil, pois o espaço dentro do útero é reduzido, e o rosto fica a maior parte do tempo encoberto. Por isso nós recomendamos que você planeje a realização do exame entre 26 e 29 semanas de gestação.
O que é necessário para o exame
Para realizar este exame não é necessário preparo, apenas que traga exames anteriores para comparação.