5 mitos e verdades sobre endometriose

Mitos e verdades sobre endometrise - Ultraclinica ultrassonografia Rio do Sul

A endometriose é uma doença crônica e inflamatória complexa, em que partes do tecido endometrial surgem fora da cavidade uterina e que compromete severamente a qualidade de vida da mulher.

Destacamos algumas questões que geralmente causam dúvidas, acompanhe:

1 – Se não for tratada, pode deixar a mulher infértil

Verdade – Sem o tratamento adequado, a endometriose pode provocar obstruções e inflamações em diversos tecidos e órgãos do sistema reprodutor, o que pode impedir que os óvulos maduros cheguem às trompas.

2 – Não tem cura

Verdade – Apesar de não ter cura definitiva, a endometriose tem uma série de opções de tratamento. A escolha da terapêutica dependerá da severidade dos sintomas e do grau da doença instalada.

3 – Não apresenta sintomas

Mito – A mulher apresenta cólica menstrual em graus variados, alterações intestinais durante o ciclo menstrual, dor para evacuar e desconforto durante a relação sexual no fundo da vagina.

4 – É uma doença rara

Mito – É uma doença comum. A estimativa é que ela afete entre 10% e 15% das mulheres em idade reprodutiva e até 50% delas podem ter infertilidade.

5 – Não tem como diagnosticar

Mito – Se houver suspeita de endometriose, podem ser realizados exames de imagem, tais como ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética pélvica, que poderão determinar a localização das lesões.

Fique atenta aos sinais, consulte seu ginecologista regularmente e faça exames em uma clínica de confiança!

Dra. Julieta Pamplona Schramm